Alexandre Guedes deixa Secretaria de Segurança

Depois de dez anos à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto deixou o cargo nesta terça-feira (28). De acordo com nota divulgada pela prefeitura, a saída aconteceu a pedido de Guedes.

Ainda de acordo com a nota oficial da prefeitura, Alexandre Guedes Pinto pediu exoneração do cargo por motivos estritamente pessoais. Ele comandava a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba desde 2009, ainda na gestão do então prefeito Reinaldo Nogueira. A principal realização da gestão de Guedes foi a implantação do COI, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil, o sistema de câmeras que monitora a cidade. Outras novidades importantes foram a desativação da cadeia feminina, a criação de grupamentos específicos da Guarda e da Divisão de Inteligência. Para fazer a defesa da gestão, ele cita números como a redução de 88,5% nos furtos e roubos de veículos no período de dez anos, apesar do crescimento de 83% da frota da cidade.

O pedido de exoneração vem 33 dias depois do estouro do escândalo de abuso de força e até de tortura que resultou na prisão de quatro guardas civis e no afastamento de outros oito. No lugar de Alexandre Guedes Pinto assume o secretário adjunto Sandro Bezerra de Lima, que está na Guarda Civil há 21 anos.

(por Caio Guimarães)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *